Justiça para os sobreviventes de abuso sexual infantil na Igreja Católica na América Latina

 

[Leer en español / Read in English]

O abuso sexual de crianças na Igreja Católica constitui um problema global. Da Irlanda à Austrália, do Japão à África do Sul, da Bolívia ao Canadá e de Guam à Polónia, têm vindo a surgir relatos de abusos em larga escala de crianças e adolescentes por parte do clero e de outros funcionários da Igreja. A escala dos abusos na América Latina emerge apenas agora, à medida que escândalos continuam a surgir em todo o continente. A região ainda tem algumas das mais baixas taxas de denúncia de abusos sexuais pelo clero no mundo, mas um número crescente de sobreviventes tem vindo a denunciar e a apresentar medidas legais contra os seus agressores e a Igreja que os protegeu.


Relatório

O relatório A terceira vaga: Justiça para os sobreviventes de abuso sexual de crianças na Igreja Católica na América Latina resume a escala do abuso sexual pelo clero nos 18 países de língua espanhola na região, bem como no Brasil e avalia as barreiras legais enfrentadas pelos sobreviventes na procura de reparação, que reforma legal foi realizada para melhorar o acesso à justiça e como utilizar os inquéritos nacionais para responder à crise. Esperamos que esta investigação complemente os esforços incansáveis dos sobreviventes de abuso pelo clero na América Latina na procura pela verdade, responsabilidade e reparação. 

Artigos por país

Os artigos específicos por país resumem os dados disponíveis sobre o abuso sexual pelo clero em cinco países latino-americanos que lançaram reformas na sequência de escândalos de abuso sexual na Igreja. Os relatórios determinaram a forma como um governo pode abordar a questão através, por exemplo, de uma reforma legal para melhorar o acesso à justiça dos sobreviventes ou de inquéritos para descobrir a verdade por trás do escândalo. 

Transfira os relatórios a seguir: 

Serviços de apoio aos sobreviventes

Existem diversos serviços de apoio e recursos disponíveis para os sobreviventes de exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes na América Latina. Estes estão agora listados neste diretório regional para os 18 países de língua espanhola na América Latina, assim como para o Brasil. As organizações são categorizadas de acordo com a sua natureza (por exemplo, lideradas por sobreviventes, linha de ajuda, não governamentais, oficiais) e o diretório concentra-se principalmente naquelas que podem ajudar diretamente os sobreviventes, fornecendo-lhes informações, abrigo, apoio psicológico e/ou jurídico. O diretório será atualizado regularmente. Agradecemos a opinião dos utilizadores. 

Transferir o diretório.

Casos prácticos

Produzimos três casos práticos sobre a forma como quatro países responderam ao abuso sexual institucional de crianças e adolescentes e o respetivo encobrimento, inclusivamente na Igreja Católica. Cada artigo descreve o processo pelo qual os grupos de pressão e defesa, principalmente de sobreviventes, melhorou a cobertura da comunicação social sobre o assunto, desencadeou uma reforma legal, lançou um inquérito e um programa de reparação nacionais, ou teve outros resultados positivos. Estes casos práticos baseiam-se na experiência de grupos de sobreviventes no estrangeiro, na esperança de que possam inspirar e informar os sobreviventes noutros países onde a questão ainda está a emergir e onde falta a reforma. 

Os casos práticos concentram-se nas experiências nacionais de: